Sábado, 11 de Julho de 2020
Dúvidas pelo seguinte e-mail
Entretenimento Tacito Garros

O poeta e compositor Tácito Garros lança EP com exclusividade no Portal MLB. Vale muito ouvir

Garros é ainda advogado e jornalista, com especialidade em televisão.

18/03/2020 10h55 Atualizada há 3 meses
347
Por: Mhario Lincoln Fonte: ML
Jornalista, advogado, compositor e poeta Tácito Garros
Jornalista, advogado, compositor e poeta Tácito Garros

Clique no link vermelho, abaixo, para ouvir a íntegra desse sucesso: 

https://soundcloud.com/user-891786142/meu-ip

 

Tácito Garros:

 

Maranhense, jornalista profissional especializado em Televisão, (repórter, apresentador, editor, diretor de jornalismo) com mais de 25 anos de atividade em emissoras afiliadas Globo. ADVOGADO em plena atividade, foi bacharelado pela Universidade Federal do Maranhão, especializado em Perícia Forense, Direito do Trabalho, Previdenciário e Mediação de Conflitos, nas horas livres, escritor, poeta, cantor, compositor, autor da música MEU I.P. que lançamos hoje qui.

“A música meu I.P. está para mim como os I.Ps. estão para os computadores: suas identidades. Com o arranjo luxuoso do mestre das cordas e guitarras  Chiquinho França MEU I.P. é um REGAAE  que representa tradução de marcas profundas da minha primeira infância vivida na porta de entrada do Pantanal Brasileiro do Maranhão chamado também de baixada maranhense.”

 Tácito é natural da cidade de Arari, localizada às margens do Rio Mearim, o primeiro município do continente, depois que saímos da ilha de Upaon Açu que abriga a capital maranhense São Luís e mais três municípios. Arari é uma das áreas integrante da chamada baixada maranhense, definida pelo compositor como Pantanal Brasileiro do Maranhão.  Integra uma extensa Zona úmida de aproximados 20 mil quilômetros quadrados, que se forma durante a estação chuvosa, entre os meses de dezembro e julho, transbordando rios e lagos. Agasalha-se em áreas territoriais com 32 municípios, reconhecida internacionalmente como a maior bacia lacustre do Nordeste Brasileiro, e representam a fonte de proteína do povo baixadeiro durante a seca, com lagos naturais piscosos, como os Lagos: Açu, Cajari e Viana.

Na Invernada, as chuvas aumentam o volume dos lagos, rios e seus afluentes. Os rios Mearim, Grajaú, Pindaré, Pericumã, Maracú, entre outros, nesse primeiro momento de acordo com o “inverno” inundam as cidades em suas margens provocando desabrigo.

No movimento das aguas que formam o pantanal maranhense, os rios assoberbados, empurram de forma lenta rumo ao mar, o excedente das águas em suas calhas naturais, e encontram pela frente um enorme conjunto de lagos, que também já estão transbordando e escorrendo suas águas por todos os lados, sem muita pressa, ocupando os pequenos declives em longas planícies rebaixadas da região, definindo assim as áreas dos campos inundados. As áreas que não foram submersas viram ilhas de terras firmes espalhadas pelos campos alagados. Geralmente com vegetação, os terrenos um pouco mais elevados são batizados de “teso” pelos pantaneiros da baixada maranhense.

 Os grandes mares formados por esse conjunto Lacustre são de beleza sem igual, reúnem uma centena de pequenos médios e grandes lagos, espalhados em um imenso território. Quando transbordam interligam-se pelo relevo da região, momento em que, o nosso Pantanal, explode em vidas transformando-se em um grande estuário (berçário) de aves, peixes, camarões, repteis, caranguejos, siris e uma extensa lista de animais e plantas que compõe a sua fauna e flora.

Desde 1975 o pantanal do Maranhão é uma Área de Proteção Ambiental (APA), abrange 32 municípios; Designada como Sítio Ramsar no ano 2000, pela Convenção mundial sobre as Zonas Húmidas, que visa especialmente o Habitat de aves aquáticas. A Convenção de Ramsar, foi assinada e criada em 1971 na cidade Iraniana que deu nome ao que é considerado o primeiro tratado intergovernamental a fornecer uma base estrutural para a cooperação internacional. O tratado prevê ainda ações nacionais para conservação e uso sustentável das zonas úmidas. O Brasil é signatário desse acordo.

 

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias