PORTAL
Leia kafka de graça

A METAMORFOSE, de Franz Kafka é um livro absurdo!

Baixe e leia A METAMORFOSE gratuitamente. Clique no link abaixo.

09/03/2020 19h31Atualizado há 2 semanas
Por: Mhario Lincoln
23
Baixe gratuitamente e leia A Metamorfose, de Kafka.
Baixe gratuitamente e leia A Metamorfose, de Kafka.

http://lelivros.love/book/download-a-metamorfose-franz-kafka-epub-mobi-pdf/

A METAMORFOSE 

Diferente do que a maioria dos leitores esperam, o clímax de A Metamorfose está no seu começo. Não há preparação de personagens, estabelecimento de cenário, indicações de motivos para o horror que se anunciava. Nós começamos o livro e lá está ele, o ponto alto. Daí em diante, percorremos uma longa estrada (bem… nem tão longa assim, porque o livro tem pouco mais de 100 páginas) onde vemos o que acontece com o pobre Gregor-Inseto. Não existe didatismo operando na prosa de Kafka. Ele não se esforça nem um pouco para explicar os motivos pelos quais essa transformação aconteceu. O texto foge de explicações simples. No lugar delas, temos indícios que, um momento, nos fazem pensar a obra de maneira literal (ou seja, por algum motivo, Gregor se transformou em um monstruoso inseto) e noutro, de maneira simbólica. E é nesta segunda visão que as coisas se tornam realmente instigantes.

O mal que transformou o jovem Samsa pode ser visto de inúmeras maneiras alegóricas e metafóricas, sendo todas elas possíveis, um meio de utilizar a obra para ler determinada situação comum (ou não) onde um indivíduo se vê preso a uma condição lastimável diante da qual tem certeza que todos à sua volta irão ter nojo, medo, vergonha ou qualquer outro sentimento e temor, quando descobrirem. Pensem em um paciente terminal. Ou em alguém que sofre algum acidente e não pode mais prover a família, o que é exatamente a situação de Gregor. Ele era caixeiro-viajante e sustentava a casa sozinho, mantendo o “pequeno luxo” da família após o pai perder muito dinheiro em uma crise que ocorre tempos antes de a história começar. Também podemos interpretar a obra através de condições, pulsões e sentimentos que não são socialmente bem vistos, como questões de gênero, expressão ou sexualidade… E dentro de toda essa riqueza de visões que o livro possibilita ver, temos a oportunidade de acompanhar não apenas a transformação de Gregor, mas como ela afeta a família e o que eles fazem diante dessa nova situação. 

1comentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários