Sexta, 18 de Setembro de 2020 13:01
Dúvidas pelo seguinte e-mail
Entretenimento Clássicos em HQ

O comentário de Humberto Abdo sobre 7 clássicos em quadrinhos

Releituras das obras de alguns dos autores mais emblemáticos da literatura do Brasil

11/03/2019 11h50 Atualizada há 6 meses
127
Por: Mhario Lincoln Fonte: Humberto Abdo
Versão da aclamada história de Bentinho e Capitu
Versão da aclamada história de Bentinho e Capitu

7 histórias em quadrinhos baseadas em clássicos da literatura nacional

Releituras das obras de alguns dos autores mais emblemáticos da literatura do Brasil

HUMBERTO ABDO

Para quem ainda não leu as obras recomendadas no vestibular, versões ilustradas são mais uma chance de descobrir as narrativas de vários movimentos literários do Brasil. Com o trabalho de ilustradores e roteiristas, algumas editoras já lançaram histórias em quadrinhos e graphic novels baseadas nesses livros, desenhados em vários estilos e cheios de personalidade. É possível conhecer assim histórias criadas por autores como Machado de Assis, Guimarães Rosa e Euclides da Cunha. Confira:

Auto da Barca do Inferno, Gil Vicente

Na peça de Gil Vicente, os personagens podem ser recebidos em duas barcas: a do Inferno ou da Glória. A história acompanha o julgamento de cada um deles, incluindo um sapateiro rico, um frade corrupto e quatro cavaleiros. A adaptação de Laudo Ferreira saiu pela editora Peirópolis.

Dom Casmurro, Machado de Assis (foto)

Versão da aclamada história de Bentinho e Capitu, amigos desde criança e mais tarde apaixonados — mas a possibilidade de uma dupla traição ameaça o casamento e abala a promessa de felicidade. Disponível em várias edições, com as das editoras Ática e Nemo.

Grande Sertão: Veredas, Guimarães Rosa

O narrador conta suas memórias de infância até o momento em que se torna um jagunço e se envolve com figuras como Zé Bebelo, que planeja pacificar o sertão. A graphic novel, publicada pelo selo Biblioteca Azul, recebeu o prêmio de segundo lugar no 57º Prêmio Jabuti, pela Câmara Brasileira do Livro. Roteiro de Eloar Guazzeli e ilustração de Rodrigo Rosa.

Memórias de um Sargento de Milícias, Manuel Antônio de Almeida

O autor acompanha o malandro Leonardo em uma obra que aborda a vida das camadas pobres e médias e sua linguagem popular. Adaptação de Ivan Jaf e Rodrigo Rosa, pela editora Ática.

O Cortiço, Aluísio Azevedo

Azevedo descreve a vida e os cenários de um cortiço carioca, com narrativa repleta de críticas sociais e maior representação do Naturalismo, movimento literário do século 19. Adaptação de Ivan Jaf e Rodrigo Rosa, também pela Ática.

 

Os Sertões, Euclides da Cunha

Releitura sobre a Guerra de Canudos, um momento emblemático na história do Brasil retratado pelo escritor e jornalista Euclides da Cunha. Com roteiro de Carlos Ferreira e desenhos de Rodrigo Rosa, saiu pela editora Desiderata.

 

Triste Fim de Policarpo Quaresma, Lima Barreto

Sátira sobre os ideais positivistas e nacionalistas presentes durante a Primeira República, com as desilusões e desventuras de Policarpo Quaresma. Ilustrado por Edgar Vasques e com roteiro de Flávio Braga, também da editora Desiderata.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias