Sexta, 18 de Setembro de 2020 17:12
Dúvidas pelo seguinte e-mail
Brasil CURIOSIDADE

Este é João das Regras. Não é Machado de Assis, aparentemente.

Dois monstros da literatura que escreveram sob peseudônimo

26/08/2020 20h54 Atualizada há 3 semanas
221
Por: Mhario Lincoln Fonte: ML/Jessica Soares/Superinteressante (16).
João das Regras/Machado de Assis
João das Regras/Machado de Assis

 

Mary Westmacott ou, simplesmente, Agatha.

Dois autores que você nunca imaginou quem seriam, realmente.

Difícil para quem navega pela área literária e gosta do gênero policial não apreciar Agatha Christie que assinou seis romances de época com o pseudônimo de Mary Westmacott. Isso mesmo. A 'Rainha do Crime'. Foram mais de 80 obras publicadas, Agatha é a mais conhecida escritora de romances policiais da literatura. Por trás de tudo isso, com o pseudônimo de Mary Westmacott assinou doze peças de teatro,  e "quis se aventurar por universos diferentes daqueles habitados por Hercule Poirot e Miss Marple", diz a revista Superinteressante.  Dentre os romances com pseudônimos, o primeiro publicado ocorreu em 1930 e o sexto em 1956. Introvertida e tímida, "Agatha buscou no novo gênero uma possibilidade de se expressar melhor através de palavras", encerra a revista.

 

M.Assis, sou simplesmente, J. das Regras.

MACHADO DE ASSIS? Ou 'João Das Regras". 

A mesma revista Superinteressante, em matéria assinada por Jessica Soares e que fala sobre "8 escritores e seus pseudônimos (que você provavelmente ainda não conhecia)", insere Machado de Assis nessa lista. Leia: "Críticas à sociedade não faltavam nas obras de Machado de Assis. Mas, quando o carioca queria falar de temas mais espinhosos (como críticas diretas aos fazendeiros favoráveis à abolição), recorria a pseudônimos tão criativos quanto a sua prosa. Foi só em 1950 que se descobriu que o autor havia assinado crônicas com o nome de 'Boas Noites'. 'Victor de Paula', 'João das Regras' e 'Dr. Semana' foram outros nomes adotados pelo autor, que chegou até mesmo a assinar 'Platão' (...)”.

 

3 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias