Sexta, 18 de Setembro de 2020 19:55
Dúvidas pelo seguinte e-mail
Brasil RARIDADE

Antonio Noberto e o batistério da filha de Charles des Vaux

Documento importante para a história de São Luís

14/08/2020 12h28 Atualizada há 1 mês
120
Por: Mhario Lincoln Fonte: antonio noberto
O batistério da filha de Charles des Vaux
O batistério da filha de Charles des Vaux

O batistério da filha de Charles des Vaux

Abaixo, apresento uma cópia de um documento importante para a história de São Luís, inédito no Brasil, o batistério da filha de Charles des Vaux, que teve como padrinho ninguém menos que François de Razilly, personagem que colocou nome no forte São Luís, que se estendeu a toda a Ilha do Maranhão. Ele era primo do Cardeal Richelieu.

Des Vaux foi quem sugeriu a praça do Forte para o marco zero de São Luís (Praça Pedro II) e foi quem sugeriu para Francisco Caldeira Castelo Branco o local para o assentamento do Forte do Castelo, marco zero de Belém.

Graças à esse batistério hoje sabemos seu nome completo: Charles Desternou des Vaux e do grau de amizade dele com os Razilly.

O batismo aconteceu em Cancale, às vésperas da partida para São Luís da esquadra fundadora.

A cópia deste documento foi um presente de um grande historiador francês que me agraciou quando visitei Cancale em 2012 para convida-los para os 400 anos da fundação de São Luís.

Detalhe, nos próximos dias faremos uma live São Luís - Cancale para contar estas e outras histórias.

 

Antonio Noberto

Academia Ludovicense de Letras (ALL), Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), Academia Vargengrandense de Letras e Artes (AVLA), Luminescence Academie Française. Comenda Charlie Chaplin, da Academia Poética Brasieira.

3 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias