Sexta, 18 de Setembro de 2020 21:24
Dúvidas pelo seguinte e-mail
Cidades HAROLDO TAVARES

Espaço jornalista Fernando Baima. "O legado de Haroldo Tavares"

A histórica última entrevista com o ex-prefeito de São Luís-MA

12/08/2020 21h04 Atualizada há 1 mês
83
Por: Mhario Lincoln Fonte: ML
Haroldo Tavares/Youtube.com
Haroldo Tavares/Youtube.com

 

Haroldo e o Anel Viário de S. Luís.

EU, HAROLDO TAVARES E MINHA VIDA PÚBLICA

(*) Mhario Lincoln

Ainda adolescente, meu primeiro cargo público foi durante a gestão de um dos melhores prefeitos de São Luís do Maranhão. Um homem visionário idealizador e construtor dos Anéis Viários "A" e "B" que, desde aquela época, desafogaram o caótico trânsito do centro da Cidade Histórica e Imutável da capital, tombada como Patrimônio da Humanidade.

Fui assessor direto de Haroldo. Ali começava minha vida pública e com ele aprendi muito. Tanto que logo em seguida, ao assumir o governo do Maranhão, o médico Osvaldo da Costa Nunes Freire, fui imediatamente elevado à condição de Oficial de Gabinete. Levei comigo um grande legado de Haroldo Tavares. O tempo passou e durante mais de 35 anos vivenciei cargos, finalizando em meados de 2002, quando me aposentei, após ser Chefe de Gabinete da Secretaria da Fazenda do Maranhão.

Tudo começou com Haroldo Tavares. No primeiro dia em que cheguei ao gabinete da prefeitura ele logo me apresentou outro monstro sagrado do jornalismo: Walber Pinheiro. Durante toda a gestão de Haroldo tive o aconselhamento pessoal de WP, jornalista, editorialista, autor das famosas crônicas da "Difusora Opina", quando outro monstro literário, Bernardo Coelho de Almeida, era impossibilitado de escrever por razões de outros afazeres. 

Portanto, quando assisti essa entrevista realizada por Fernando Baima para o Instituto PROMEM, arrepiei-me, haja vista não ter mais visto Haroldo durante algumas dezenas de anos, pós-80.

Destarte, compartilho essa conversa histórica. Haroldo estava doente e essa deve ter sido a última entrevista dele para uma instituição informativa e documental.

Parabéns Fernando Baima.

 

A ENTREVISTA

Depoimento gravado em 2013, para o documentário biográfico Haroldo: o que ousou sonhar, produzido pela Play Vídeo e Produções, sobre a vida de Haroldo Olympio Lisboa Tavares, secretário de Viação e Obras Públicas do Maranhão, entre 1966 a 1970, e prefeito de São Luís, de 1971 a 1975. Nestes 38 minutos de recortes, do original de 122 minutos, onde foram excluídas perguntas e discussões entrelaçadas, Haroldo fala de sua vida privada e das obras e decisões tomadas durante o período em que esteve à frente dos grandes projetos e realizações urbanísticas, viárias e culturais, concebidos no estado e na cidade, e que marcaram a sua época e gestão.  Primeiro e único depoimento concedido após a vida pública, Haroldo envereda ainda por inúmeras iniciativas pensadas e projetadas, por sonhos cultivados até os seus últimos dias. 

 

O link para assistir à entrevista:

https://www.youtube.com/watch?time_continue=16&v=QkEB04OemAE&feature=emb_logo

 

 

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias