Sábado, 19 de Setembro de 2020 15:12
Dúvidas pelo seguinte e-mail
Geral COMENDA

"Saudades de Reger", icônica frase do regente Fernando Mouchreck, do Coral de São João

O Coral de São João fez, neste 2020, 43 anos.

07/08/2020 18h29 Atualizada há 1 mês
163
Por: Mhario Lincoln Fonte: REDAÇÃO c/Internet
Fernando Elias Mouchreck
Fernando Elias Mouchreck

"SAUDADES DE REGER"

Redação c/internet

FERNANDO MOUCHRECK é, sem dúvida, uma personalidade conhecida em vários países, regendo o Coral de São João. Premiado em vários certames e amostras da categoria, ele e seu grupo acabam levando o nome do Maranhão, as danças, a música e o folclore à diversos cantos do Planeta. Por isso, merecidamente, ano passado arrebatou a Medalha “João do Vale”, uma das maiores honrarias do Poder Legislativo do Maranhão, projeto proposto pelo deputado Wendell Lages (PMN), via Projeto de Resolução 023/2019, em sessão presidida pelo deputado Dr. Yglésio (PDT).

O deputado Wendell Lages justificou a comenda: “Sem dúvida, é uma justa homenagem. Fernando Mouchreck. Uma pessoa que tem serviços prestados na área da cultura há muitos anos, por meio do Coral São João, que completou 42 anos no último dia 10 de abril, de 2019. Ele vem liderando durante todos esses anos esse coral, que se apresenta em várias cidades do mundo, levando o nome do Maranhão, incentivando a cultura e propagando o nosso estado Brasil à fora. Então, é mais do que justo e merecido esse reconhecimento para essa pessoa que vem trabalhando pela nossa cultura”.

Respondeu o regente: “Que felicidade ser homenageado vivo. São 42 anos de muita história, tudo feito com amor, divulgando a cidade de São Luís além-fronteiras, por diversas capitais do país e no exterior, sempre levando um pouco da nossa cultura. São Luís é a capital do Canto Coral e o São João faz parte dessa história. Eu queria agradecer o deputado Wendell Lages por essa homenagem que eu recebi: medalha que leva o nome de um grande compositor de Pedreiras, que é João do Vale. Eu tive a oportunidade, com o Coral de São João, de fazer uma apresentação com ele no Teatro Artur Azevedo. Conheci a história dele e vou carregar essa medalha com muito orgulho”.

E quem é Fernando Elias Mouchreck? Ele nasceu em 22 de Abril de 1952. Engenheiro agrônomo, formado em 1976 pela Federação das Escolas Superiores do Maranhão (FESM), hoje UEMA. Iniciou os estudos sobre música com a tia, a pianista Florinda Mouchreck. Posteriormente, foi para a Escola de Música do Maranhão completar sua formação.

Em 1966, começou a cantar no Coral do Liceu-MA, onde encontrou seu principal. Em 1973, participou do Coral da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Um ano depois, em 1977, fundou, com o Padre Marcos Passerine, o Coral São João.

Merece ou não essas homenagens?

5 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias