Quinta, 13 de Agosto de 2020
Dúvidas pelo seguinte e-mail
Educação MÉRITOS

Osvaldo Rocha fala sobre a SOAMAR/MA. Na foto, quando o condecorei com a Medalha do Comitê Internacional Italiano (Portal Aqui Brasil)

Ele escreve: SÍNTESE HISTÓRICA DA SOAMAR MA

08/07/2020 19h40
102
Por: Mhario Lincoln Fonte: ML/Osvaldo Rocha
Medalha do Comitê Internacional Italiano (Portal Aqui Brasil)
Medalha do Comitê Internacional Italiano (Portal Aqui Brasil)

Convidados especiais:

SÍNTESE HISTÓRICA DA SOAMAR MA

Osvaldo Pereira Rocha*

Para honra e glória do Grande Arquiteto do Universo, Deus Pai. “Até aqui o Senhor nos ajudou” (1 Samuel 7.12). Deus está vivo e existe dentro de cada um de nós.

Com a colaboração do amigo Carlos Andrade e segundo consegui apurar, foi na gestão do Exmo. Senhor Almirante-de-Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca que a Sociedade Amigos da Marinha - SOAMAR/BRASL foi fundada, em 27 de julho de 1979, para servir de ligação entre a Marinha do Brasil – MB e a sociedade civil; dando continuidade à Associação Santista dos Amigos da Marinha – ASAM, foram criadas as Sociedades Amigos da Marinha – SOAMAR, nos portos, em estreita ligação com a Capitania dos Portos da região.

Osvaldo Rocha recebeu sempre o apoio da Marinha.

Por falar em SOAMAR/BRASIL, o Maranhão foi prestigiado com Hercílio Luz Simões, Osvaldo Pereira Rocha e Cacilda Mota Pinto Moreira como Presidente, Secretário e Tesoureira, respectivamente, por um mandato.

A Sociedade Amigos da Marinha no Maranhão – SOAMAR/MA, teve início com atuação da Companhia Vale do Rio Doce, e sua fundação ocorreu em 06 de novembro de 1979, funcionando no subsolo do prédio sede da Capitania dos Portos do Maranhão – CPMA, e no Comando desta o Capitão de Fragata - CF Frank José Gonçalves de Oliveira. Foi  seu primeiro Presidente o Historiador Mário Martins Meireles, tendo como Vice-Presidente o empresário Mário Flexa Ribeiro, ambos falecidos.

Com mandato eletivo de suas diretorias e respectivos conselhos, deliberativo e fiscal, os mandatos foram acontecendo e na gestão do Presidente Hercílio Luz Simões, de saudosa memória, este articulista foi Vice-Presidente, tendo assumido a presidência por quatro meses, e representado a SOAMAR-MA na 8ª Convenção Nacional dos Amigos da Marinha, em São Paulo, Capital, no Círculo Militar, (de 26 a 29/11/1990), quando se encontrou com seu conterrâneo, General de Brigada Murilo Neves Tavares da Silva, e com ele foi fotografado. E em outras diretorias foi eleito e exerceu outros cargos.

Companheiros de SOAMAR-MA como Domingos dos Santos Martins Filho, Antônio Rufino Filho, Joseth Coutinho de Freitas, Ronildo José Soares de Carvalho, Eulália das Neves Ferreira, Cacilda Mota Pinto Moreira e outros, deram muito de si para o sucesso da entidade, face ao amor dedicado à nossa MB e à SOAMAR-MA.

Ressalte-se que o dileto amigo Capitão-Tenente Raimundo Batista Silva, da Reserva Remunerada da querida MB foi assíduo frequentador das reuniões soamarinas.

A atual diretoria tem como Presidente o senhor Jobert José Salgado Filho; 1º Vice-Presidente o empresário amigo Jorge Afonso Guagliane Pereira e 2º Vice-Presidente Sílvio Luciano Oliveira Aguiar, além de outros diretores e conselheiros do quilate de Ronildo José Soares de Carvalho, Luiz Carlos Cantanhede Fernandes, Nilo Roberto Monteiro de Carvalho, José Raimundo Nogueira dos Anjos e Célia Câmara Batista, que contribuirão para o êxito da gestão.

O atual Capitão dos Portos no Maranhão é o Capitão-de-Mar-e-Guerra Alekson Barbosa da Silva Porto, para quem desejo uma excelente gestão.

Este articulista torna público, com grande pesar, o falecimento no dia 20/06/2020, do seu dileto amigo Jorge Afonso Guagliane Pereira, ex-Presidente da SOAMAR-MA;  espera que o Pai do Céu o tenha recebido no Oriente Eterno, na Paz Celestial, e roga ao Grande Arquiteto do Universo para que o mantenha sob a luz de Sua face. E conforte a família enlutada.

Roga a Deus Pai, Todo Poderoso, para que continue nos abençoando.

Viva a Marinha do Brasil! Viva a SOAMAR-MA!

*Colaborador, registro DRT/MA nº 53. Distinguido pela MB como Amigo da Marinha, em 11/06/1983, estando Comandante da CPMA o CF Gustavo Bentennmuller Medeiros Pereira e Mérito Tamandaré, em 13/12/2001, sendo Comandante o CMG Elson de Azevedo Burity, e pela CPMA com ‘Leme da Amizade’ e ‘Tripulante Honorário’. Site: www.osvaldopereirarocha.com.br

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias