Domingo, 09 de Agosto de 2020
Dúvidas pelo seguinte e-mail
Cidades RESGATE

MARANHÃO MUSICAL: grupo de artistas maranhenses visa resgatar a projeção da música do Maranhão

Chiquinho França e Josías Sobrinho emcabeçam a lista de idealizadores do Projeto

06/07/2020 11h58 Atualizada há 1 mês
106
Por: Mhario Lincoln Fonte: ML
Maranhão Musical
Maranhão Musical

PROJETO MARANHÃO MUSICAL, já!

Mhario Lincoln

Um grupo de músicos, compositores e produtores musicais, liderados por Chiquinho França, a fim de resgatar e preservar a música maranhense decidiu elaborar, juntamente com o compositor Josias Sobrinho, um grande projeto chamado MARANHÃO MUSICAL, sem dúvida, um dos mais audaciosos projetos do setor, até hoje apresentados. Na verdade, a música é um dos grandes patrimônios da Humanidade. Existem no Mundo inúmeras ações incentivadoras para quem quer preservar a unidade musical. No meio disso tudo, grupos de artistas também se mobilizam para preservar seus estilos e suas produções e acabam por mudar a história, em determinado período de tempo. Em Minas Gerais, o Clube da Esquina é um marco. O projeto, idealizado por Milton Nascimento e os irmãos Borges (Marilton, Márcio e Lô), atravessou gerações.

O movimento psicodélico no Brasil foi outra fase que alavancou músico até então, em seus mundinhos próprios. Elevou-os à condição de estrelas nacionais, nas décadas de 60 e 70. Lembra ‘Os Mutantes’, ‘Novos Baianos’, Raul Seixas, Tim Maia e Jorge Bem, com um LP fora da caixa, chamado de “A Tábua de Esmeralda”? A mesma coisa aconteceu com a música baiana. Ganhou muito fôlego com o projeto de massificação das músicas do Trio Elétrico de Dodô e Osmar. Uma outra guinada histórica da Bahia: Grupo Olodum, hoje, projeto e ONG.

Todos os movimentos de grupos de músicos para mudar a história e o ‘status quo’, tem pessoas resignadas na frente. A Jovem Guarda, Bossa-Nova, Sertanejo, sem esquecer as emboladas do Rio Grande do Norte e da Paraíba, além das tradicionalíssimas músicas gaúchas. Todos foram movimentos liderados por pessoas que descobriram essa necessidade de levar um novo momento musical até o grande público, como disse Milton Nascimento: “... Todo artista tem de ir aonde o povo está...”.

Assim é a luta desse grupo obstinado de músicos maranhenses, na construção idealística do MUSEU ONLINE DA MÚSICA MARANHENSE, sítio virtual onde estarão hospedadas (algumas para download) músicas diversas, de vários autores maranhenses, de todas as épocas, de variados estilos, mesmo que esse processo passe por uma escolha inicial.

Esse projeto maranhense visa antes de tudo, resgatar a força do talento artístico de seus artistas, muitos deles, sem oportunidade clara e objetiva. Isso talvez tenha levado a um índice divulgado recentemente por uma empresa de pesquisa afirmar que o Maranhão é um dos estados brasileiros com menor número de artistas consagrados nacionalmente.

Desta forma, temos que apoiar com todas as forças esse projeto. Nós, da imprensa, especialmente, todos os músicos, compositores, maestros, artistas de modo em geral, para que haja um alto nível de convencimento. Para que esse projeto saia do papel e vire realidade. Com o MUSEU ONLINE DA MÚSICA MARANHENSE, todos ganham.

E por todos ganharem é que eu estou dentro do projeto e vou ajudar no que for possível para que ele se realize. E com certeza irá se realizar, como bem lembra a maravilhosa Cora Coralina: Não morre aquele que deixou na terra a melodia de seu cântico na música de seus versos’.

 

Mhario Lincoln, presidente da Academia Poética Brasileira.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias