Terça, 14 de Julho de 2020
Dúvidas pelo seguinte e-mail
Geral UIMAR JR.

Linda Barros escreve: "Uimar Júnior: monumento das artes maranhenses"

Linda Barros é Professora e Atriz. Residente em São Luís-Ma

29/06/2020 14h50 Atualizada há 2 semanas
457
Por: Mhario Lincoln Fonte: ML
Linda Barros escreve:

Uimar Júnior: monumento das artes maranhenses

Linda Barros, Professora e Atriz

Linda Barros,  Professora e Atriz

Somos da parte que acredita que as praças devem ser ocupadas, por monumentos históricos, artísticos e literários, com o objetivo de mostrar aos visitantes a nossa importância, seja política, social ou cultural, pois esses monumentos refletem a identidade de um povo, de um lugar. E quantos visitantes já não passaram por nossas ruas e praças e se perguntaram onde está aquela ou outra escultura que havia nesta ou aquela praça, se dando pela ausência desses monumentos?

Em São Luis não é diferente das outras cidades, conhecida nacionalmente como a capital do Reggae, terra do Bumba-boi, cidade dos azulejos e o título universalmente conhecido de Atenas brasileira, nossa Ilha do Amor também sofre com erosão cultural de seus monumentos.

E é  como esse olhar questionador e ao mesmo tempo de tentar solucionar esse fatídico problema, que surge em nossa cidade um ator/personagem Uimar Júnior, ator performer que se dedica a emprestar seu corpo e seu talento para um propósito: tentar trazer de volta às praças seus respectivos monumentos, com  árdua missão de mostrar à sociedade uma problemática corriqueira que assolou nossas praças: a retirada brusca de monumentos.

Uimar Júnior é um dos pioneiros do estatuísmo no Brasil. O ator apareceu na Coletiva de Maio de 91, evento das artes plásticas que existia todos os anos na nossa cidade. Nesta edição, Uimar Júnior fez a escultura viva do Homem Nu, atividade esta que chocou a sociedade na época. Muitos consideraram o ator como polêmico, ousado, irreverente, por suas performances, pois como ele mesmo diz “eu faço o que muitos não têm coragem”. O ator é natural de Codó. Teve sua arte cênica iniciada aos 18 anos, quando aluno da Escola Técnica Federal do Maranhão, influenciado por seu professor Cosme Junior.

Além de inúmeras performances, o ator também participou de inúmeras peças teatrais, entre elas, Aves de arribação, ABC da cultura maranhense, Incursão a Flor do Lácio, entre outras. Seus trabalhos têm sempre o objetivo de mostrar à sociedade o que está acontecendo, como uma forma de alertar a população em geral, por um problema que está às vezes esquecido, pois, como ele mesmo diz “a arte está a serviço da humanidade” e ele usa verve artística “para melhorar o mundo”.

O ator empresta seu corpo para desenvolver a cultura e para protestar, no sentido de encabeçar pautas para alertar a sociedade sobre o real valor da arte na sociedade. É, então, um dos grandes nomes do teatro ludovicense, que empresta seu talento para levar a reflexão à sociedade.

Interpretando inúmeros  personagens com o mesmo intuito, encontramos  O Pássaro Rangedor, que foi o protesto feito pelo ator para mostrar a destruição de uma Área de Proteção Ambiental que está localizada dentro da Reserva do Rangedor, bairro Cohafuma. O local, que foi considerado pelo poder legislativo como Área de Proteção Ambiental, mas onde, três anos depois, construíram a Assembleia Legislativa. Atnto às causas ambientais, o ator criou também a Mulher-Babaçu, personagem criada para denunciar as derrubadas dos babaçuais em terras urbanas.

Uimar Júnior é uma ponte entre o real e o imaginário, usando seus inúmeros personagens para protestar, instigar e compartilhar suas angústias. A mais recente campanha realizada pelo ator foi #voltapracasa movimento esse que pede a volta ao local original da Mãe d’Água, escultura em bronze, monumento original feito pelo artista  Newton Sá, que ficava na praça Pedro II, centro da cidade e um ótimo ponto de referência para turistas, mas retirado pela prefeitura de São Luís, alegando falta de segurança. O ator se vestiu e se posicionou como a estátua para cobrar pelo seu retorno. Assim como os bustos de personalidades que ficavam na praça do Pantheon, foram retirados e que estão no Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM) sob a responsabilidade da Academia Maranhense de Letras.

As retiradas destes e outros monumentos foi justificada pela falta de segurança nesses locais, outra justificativa foi que seria feito execução do projeto do programa de Aceleração das cidades históricas e só posterior a estas reformas a estátua voltaria a seu lugar de origem.

Dono de imenso talento, Uimar Junior é um desses monumentos que temos no Maranhão e que precisa ser admirado, respeitado e preservado.                                                                          

15 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba - PR
Atualizado às 04h59 - Fonte: Climatempo
12°
Muitas nuvens

Mín. 11° Máx. 16°

12° Sensação
9 km/h Vento
100% Umidade do ar
20% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (15/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 15°

Sol com muitas nuvens
Quinta (16/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 19°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias