Terça, 14 de Julho de 2020
Dúvidas pelo seguinte e-mail
Brasil CULTURAL

Ruth Guimarães Botelho, uma pérola

Veja entrevista nesta página

22/06/2020 14h52 Atualizada há 3 semanas
65
Por: Mhario Lincoln Fonte: Centro Cultural SP
Ruth Guimarães Botelho
Ruth Guimarães Botelho

 

Ruth Guimarães Botelho, uma pérola

(*) http://centrocultural.sp.gov.br/

Ruth Guimarães Botelho, a Dona Ruth, é lembrada como erudita sensível e generosa, nas palavras de Guimarães Rosa. Aquela que escreve como uma fada escreveria, capaz de tratar de temas de filosofia, filologia e etnologia de forma simples porque escrevia para ser compreendida por toda a gente. 

O universo caipira é uma chave identitária importante para todo seu trabalho, muito bem elaborada no livro Água Funda, em que explora a linguagem, o misticismo e o folclore rural como se fosse uma conversinha ligeira e bem fluída sobre a vida na Fazenda Nossa Senhora dos Olhos D’Água, a partir de personagens que somos levados a conhecer pela contação de histórias das gerações passadas até as futuras:

D. Ruth escreveu: “A gente passa nesta vida, como canoa em água funda. Passa. A água bole um pouco. E depois não fica mais nada. E quando alguém mexe com varejão no lodo e turva a correnteza, isso também não tem importância. Água vem, água vai, fica tudo no mesmo outra vez” (Água Funda, 2018, p. 53)

A escritora não deixou muitos documentos sobre si mesma, mas é possível conhecer um pouco de seu trabalho e de sua relação com Mário de Andrade na entrevista concedida para a Ocupação Mário de Andrade do Itaú Cultural:

Acesse o link e conheça Ruth Guimarães Botelho: https://www.youtube.com/watch?v=1u4RuiYc3yM&feature=emb_title%3E

 

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba - PR
Atualizado às 03h11 - Fonte: Climatempo
13°
Muitas nuvens

Mín. 11° Máx. 16°

13° Sensação
6 km/h Vento
94% Umidade do ar
20% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (15/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 15°

Sol com muitas nuvens
Quinta (16/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 19°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias