Terça, 14 de Julho de 2020
Dúvidas pelo seguinte e-mail
Especiais A MAÇÃ SALVA

QUANDO A MAÇÃ ACABOU SALVANDO OS AMERICANOS, DURANTE A GRANDE DEPRESSÃO

Mhario Lincoln/vintageeverydayofficial

18/06/2020 11h18
79
Por: Mhario Lincoln Fonte: Mhario Lincoln/vintageeverydayofficial
Alto índice de desemprego nos EUA
Alto índice de desemprego nos EUA
A maçã como fonte única de renda.

QUANDO A MAÇÃ ACABOU SALVANDO OS AMERICANOS

Mhario Lincoln/vintageeverydayofficial

 

Na década de 1930, para muitas pessoas, a maçã salvou vidas de muitas famílias americanas. Durante a Grande Depressão, nos Estados Unidos, período dos mais difíceis vividos por americanos, o desemprego atingiu o maior nível histórico. Isso não apenas afetou a renda familiar, mas também aumentou a vergonha e a aversão a homens que não são mais capazes de ser os chefes de família. A solução para isso? A indústria da maçã. Com um excedente de maçãs disponível, a Associação de Transportadores de Maçã decidiu colaborar e ajudar os desempregados vendendo caixas de maçãs a preços baixos. Esses novos vendedores de maçã saem às ruas e vendem seus frutos com lucro marginal. Essa imagem acabou se tornando um retrato icônico da Depressão, mostrando os modos inesperadamente criativos pelos quais eles combatiam essa praga financeira em território da grande 'eagle'.

Os efeitos da Grande Depressão foram sentidos no mundo inteiro. Estes efeitos, bem como sua intensidade, variaram de país a país. Outros países, além dos Estados Unidos, que foram duramente atingidos, incluem-se a Alemanha, Países Baixos, Austrália, França, Itália, o Reino Unido e, especialmente, o Canadá. Porém, em certos países pouco industrializados naquela época, como a Argentina e o Brasil (que não conseguiu vender o café que tinha para outros países), a Grande Depressão acelerou o processo de industrialização. Praticamente não houve nenhum abalo na União Soviética, que tratando-se de uma economia socialista, estava econômica e politicamente fechada para novas tecnologias sendo assim não afetada. Entre 1929 e 1932, o PIB mundial caiu em cerca de 15%. Em comparação, o PIB mundial caiu em menos de 1% entre 2008 e 2009 durante essa pandemia financeira.

Os efeitos negativos atingiram seu ápice nos Estados Unidos em 1933. Neste ano, o Presidente americano Franklin Delano Roosevelt aprovou uma série de medidas conhecidas como New Deal. Essas políticas econômicas, adotadas quase simultaneamente por Roosevelt nos Estados Unidos e por Hjalmar Schacht na Alemanha foram, três anos mais tarde, racionalizadas por John Maynard Keynes em sua obra clássica, "Teoria geral do emprego, do juro e da moeda", (General theory of employment, interest and money). Tradutor: CRUZ, Mário Ribeiro da. São Paulo: Editora Atlas, 1992. 

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba - PR
Atualizado às 04h18 - Fonte: Climatempo
13°
Muitas nuvens

Mín. 11° Máx. 16°

13° Sensação
4 km/h Vento
94% Umidade do ar
20% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (15/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 15°

Sol com muitas nuvens
Quinta (16/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 19°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias