Terça, 14 de Julho de 2020
Dúvidas pelo seguinte e-mail
Geral REPRESSÃO NAS ARTES

TAIGUARA: o cantor mais perseguido pela Ditadura, a partir de seus sucessos

Taiguara: A volta do pássaro ameríndio (1980 - 1996). De Maria Abília de Andrade Pacheco

03/06/2020 13h50
37
Por: Mhario Lincoln Fonte: Maria Abília de Andrade Pacheco
Por que perseguiram tanto Taiguara?
Por que perseguiram tanto Taiguara?

LEITURAS NA INTERNET

Tema: Por que perseguiram tanto Taiguara?

(*) Mhario Lincoln

Sempre tiro um tempo para procurar pérolas na internet brasileira. Tem inúneras coisas excepcionais, fora da grande mídia e das grandes influenciadoras. Desta feita encontro Maria Abília de Andrade Pacheco que apresentou à Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em História, com Área de Concentração em História Cultural e Linha de Pesquisa: Identidades, Tradições, Processos Dissertação de Mestrado, um excelente trabalho sobre o inesquecível TAIGUARA, com o título  "Taiguara: A volta do pássaro ameríndio (1980 - 1996)". sob orientação da professora Eleonora Zicari Costa de Brito.

Aqui reproduzo uma parte desse trabalho e o link para leitura íntegral do trabalho.

"Esta pesquisa desenvolve uma investigação em torno da memória que vem se construindo sobre o cantor Taiguara, pela qual se privilegia o perfil de compositor censurado durante a ditadura militar. Partindo da ideia de que tal memória produz um primeiro paradoxo ao eleger o silêncio em vez da música como pretexto para trazer um cantor para a história, constata-se que é possível superar esta condição se buscarmos compreender as razões por que toda uma produção discográfica é posta em segundo plano em favor de uma honraria que vem inserir o cantor num seleto grupo de artistas que se posicionaram musicalmente contrários ao regime. Assim, é possível, de pronto, notar que há um vasto repertório de canções de Taiguara que permanece silenciado por uma conjunção de fatores que transcendem o âmbito da censura oficial, o que vem ocorrendo, inclusive, com a sua produção musical mais conhecida. Na história da música popular brasileira, tal se deve ao fato de não se tomar Taiguara como interlocutor de sua época, mesmo tendo o cantor participado efetivamente da cena musical dos festivais, espaço de prestígio desses interlocutores. Com foco nas condições de produção dos discursos, o período escolhido abrange essencialmente os anos oitenta e meados dos noventa, quando o cantor reaparece publicamente, imbuído do espírito de desmontar as farsas construídas sobre a sua história." (Maria Abília de Andrade Pacheco).

Leitura integral: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/14671/3/2013_MariaAbiliadeAndradePacheco.pdf

 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba - PR
Atualizado às 03h53 - Fonte: Climatempo
13°
Muitas nuvens

Mín. 11° Máx. 16°

13° Sensação
4 km/h Vento
94% Umidade do ar
20% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (15/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 15°

Sol com muitas nuvens
Quinta (16/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 19°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias