Terça, 14 de Julho de 2020
Dúvidas pelo seguinte e-mail
Cidades A FOTO VERDADEIRA

EXCLUSIVO: Vice-presidente do IHGM confirma a verdadeira foto de ANA JANSEN, a mulher mais poderosa do Maranhão, à época

" (...) Ana Jansen continua com a aparecencia que conhecemos desde 1941".

01/06/2020 11h59
265
Por: Mhario Lincoln Fonte: Euges Lima
Euges Lima mostra a foto original de Ana Jansen
Euges Lima mostra a foto original de Ana Jansen

Confirmada verdadeira foto de Ana Jansen

Por Euges Lima ( historiador e vice-pres. do IHGM)

 

No final de 2018,  publiquei aqui uma foto de uma senhora do Séc. XIX, chamada Ana Joaquina, que pertence ao colecionador e livreiro Bruno Berger, residente no Rio de Janeiro. Berger, anunciava a venda por mil reais de tal foto na estante virtual como sendo da verdadeira Ana Jansen do Maranhão e desenvolveu uma teoria de que esta foto tradicional que conhecemos não seria de Ana Jansen, mas de uma outra Ana Joaquina Souza de Silva, poderosa mercadora de escravos angolana, residente em Luanda. Eram até interessantes os elementos levantados pelo colecionador e até certo ponto verossímil, no entanto, sua tese tinha um problema, ele não conseguia provar sua teoria.

Livro de W. Santos

Analisando a questão durante esse tempo, conclui que Berger estava equivocado em suas hipóteses a respeito da verdadeira face de Ana Jansen. O biografo da matrona maranhense, o jornalista, historiador e membro do IHGM, Waldemar Santos, autor de "Perfil de Ana Jansen", publicou neste livro uma página reproduzida do álbum original de Ana Jansen que pertencia a sua descendente D. Ida Martinha Lima Lobo. Essa foto presente no álbum e publicada por Waldemar não era inédita, já tinha sido publicada pela primeira vez no livro "O Cativeiro (1941)" de Dunshee de Abranches que afirmara na legenda da foto que teria sido tirada pouco antes da morte da poderosa empresária.

Foto da época

Porém no livro "Perfil de Ana Jansen", o autor afirma ser a foto do Álbum original de Ana Jansen e a publica inserida na página inteira do próprio álbum, demonstrando a autenticidade e tirando dúvidas. Álbum este que teve acesso com descendentes diretos da matriarca que no final dos anos de 1970 ainda estavam vivos e que tinha em seu poder muitos objetos que pertenceram a Ana Jansen. Waldemar Santos, afirma ainda que o ano da foto foi 1869, ano do falecimento de Donana, como era popularmente conhecida, batendo portanto, com a indicação de Abranches, "tirada pouco antes de sua morte." Dunshee de Abranches, assim como o autor do Perfil..., certamente foi buscar a foto no mesmo álbum com os familiares de então de Ana. Nesse sentido, acredito que isso, esclareça por hora, qualquer polêmica e Ana Jansen continua com a aparência que conhecemos desde 1941.

 

Fotos: Perfil de Ana Jansen, 1986

Segunda foto: D. Ida e Waldemar Santos

 

#AnaJansen

3 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba - PR
Atualizado às 02h27 - Fonte: Climatempo
13°
Muitas nuvens

Mín. 11° Máx. 16°

13° Sensação
6 km/h Vento
94% Umidade do ar
20% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (15/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 15°

Sol com muitas nuvens
Quinta (16/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 19°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias