Terça, 14 de Julho de 2020
Dúvidas pelo seguinte e-mail
Galeria de fotos 1 foto

COLUNISTAS: Tudo sobre Lives, Festas Juninas, Eleições e Sociedade

22/06/2020 18h21
362
Por: Mhario Lincoln

 

 

Orquídea Santos

ANOTE & CONFIRA

Uma iniciativa do Sebrae Maranhão e o Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), vai permitir vivenciar os festejos juninos, a gastronomia e artesanato típicos característicos do período, por meio do SÃO JOÃO DIGITAL, que acontece de 23 a 26 de junho. A iniciativa conta uma programação especial de oficinas gastronômicas e de economia criativa, transmissões ao vivo, apresentações culturais, entre outras. 'A proposta do São João Digital é levar aos turistas, agentes de viagens e o público em geral, uma vivência de São João diferente, a partir de experiências que remetem ao seu festejo e história, de forma única e cheio de diversidades', dizem os organizadores. Veja as oficinas:

23/06 – (terça-feira) – Oficina Vitrine Virtual Junina. Palestrante: Manoel Mougeot;

 24/06 – (quarta-feira) – Oficina Cuxá com espetada de peixe pedra. Palestrante: Junior Ayoub;

25/06 – (quinta-feira) – Oficina Aquarela Junina. Palestrante: Rosiane Farias Bastos;

26/06 – (sexta-feira) – Oficina Caldo de Tarioba com pão de Santo Antônio. Palestrante: Junior Ayoub.

OBS: Todas as oficinas acontecem às 17h e as inscrições gratuitas são feitas através da Loja Virtual Sebrae Maranhão:  https://loja.ma.sebrae.com.br/loja/

A transmissão online que fechará a programação semanal será transmitida nos instagrans @materradeencantos e @sebraemaranhão e Canal Sebrae Maranhão no Youtube. Vamos descobrir as curiosidades e assistir às apresentações dos sotaques de bumba meu boi no dia 26 de junho, sexta-feira, às 19h.

 

Live do Boi da Lua movimenta sociedade do Maranhão

Alegria e muita festa junina (mesmo a dois) durante a Live do Boi da Lua. Uma demonstração disso foi  o petit-comitè organizado pela marchant Silvania para seu amado Sergio Tamer. Os dois se divertiram muito com direito a presentes de ambas as partes e um cardápio só para ele. Vejam as fotos.

 

 

Silvania Tamer.

 

Sergio e Silvania Tamer.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Eleições 2020: presidente reúne diretor-geral, secretários, coordenadores e assessores para tratar da execução do planejamento

O desembargador Tyrone Silva, presidente do TRE-MA, acompanhado do diretor-geral Gustavo Vilas Boas, reuniu-se na manhã de terça-feira, 16 de junho, com os secretários de Tecnologia da Informação, Judiciário, Tecnologia da Informação e Gestão de Pessoas, além de coordenadores e assessores, para alinhar informações acerca do planejamento das eleições 2020 que, por ora, permanece cumprindo o calendário eleitoral vigente.

"O fundamento maior dessa reunião é nos integrarmos mais ainda nesse trabalho das eleições", iniciou o desembargador, informando ainda que criou um Comitê para estudar a retomada progressiva dos trabalhos de forma presencial, observadas as ações necessárias para a prevenção de contágio pelo COVID-19. Preocupou-se, ainda, em tratar temas como processos licitatórios, contratações, manutenção e transporte de urnas.

O Comitê é composto pelo membro da Corte Bruno Dualibe; pelo juiz eleitoral Marco Antônio Neto Teixeira (2ª zona); pelo diretor-geral Gustavo Araujo Vilas Boas; assessor-chefe da Corregedoria Luann de Matos Oliveira Soares; pelos secretários Rhycleyson Campos Paiva Martins (Judiciário); Débora Márcia Soares Veras (Administração e Finanças); Gualter Gonçalves Lopes Júnior (Tecnologia da Informação e Comunicação); Guilberth Marinho Garcês (Gestão de Pessoas); coordenadora de Planejamento, Estratégia e Gestão Karla de Faria Abdala Félix; e o médico da seção de Assistência Médico-Odontológica Ambulatorial Marconi Satuf Amaral. Tyrone José Silva assumiu a presidência do TRE-MA em 19 de maio de 2020 e o corregedor e vice-presidente é o desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos. Em âmbito nacional, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, está dialogando com os presidentes do Senado, da Câmara e com especialistas em saúde para que encontrem as datas mais possíveis de realização das eleições 2020, que devem ser adiadas para o período entre 15 de novembro e 20 de dezembro. Para efetivar o adiamento das datas do 1º e 2º turno, Emenda Constitucional deve ser votada e aprovada em dois turnos por ambas as Casas Legislativas.

 

Nina Kukawka Levita

Nina Kukawka Levita - baiana que mora cerca de 1 ano em Miami com a família - se emocionou muito na comemoração do seu aniversário. Em tempo de quarentena, Nina foi surpreendida pelo marido e pelos filhos com uma linda festa. Decorada com balões e diversos enfeites dourados e quase 100 convidados, todos conectados através do aplicativo famoso nessa época de quarentena. Brindaram e celebraram por mais de 3 horas, cada um em sua casa, vestido para a festa e com sua bebida preferida na mão.....tim-tim, saúde e felicidade, Nina!!!  Nina comemora o sucesso da filha  Giulia Levita, jovem cantora, que recebeu um lindo convite de uma organização mundial para fazer uma live com a música Pandemia de Amor, mas no momento não pode contar. 

 

 

 DUAS ESPECIAIS:

Teleatendimento gratuito - Profissionais de Terapia Ocupacional estão disponibilizando seus serviços para atender, gratuitamente, os maranhenses durante a pandemia de Covid-19. O projeto, que tem por objetivo amenizar os impactos do isolamento social para a população do estado, foi idealizado pelo grupo Terapeutas Ocupacionais em Ação. Os atendimentos podem ser feitos das 8h às 18h, exclusivamente por telefone, previamente agendados. Os contatos de todos os profissionais que integram o projeto estão disponíveis nos canais do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Maranhão, CREFITO-16, na internet (http://crefito16.gov.br/) e Instagram (@crefito16).

 O comércio no Dia de São Pedro em São Luís - A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) informa que no dia 29 de junho, Dia de São Pedro e feriado municipal em São Luís, os estabelecimentos comerciais da capital poderão funcionar, conforme prevê a Convenção Coletiva de Trabalho. Os estabelecimentos de rua devem encerrar as atividades às 18h. O comércio precisa observar ainda, as regras previstas nas Portarias n° 34 e nº 39 da Casa Civil do Governo do Estado, que definem a abertura das lojas de rua entre 9h e 11h, além dos protocolos sanitários específicos que devem ser seguidos. Em função do feriado, o trabalho nesse dia é considerado extraordinário e deverá ser remunerado com horas extras, além de gratificação aos trabalhadores que forem convocados para as atividades nesse dia. As regras não se aplicam aos segmentos de supermercados e farmácias, consideradas atividades essenciais, e que possuem Convenções Coletivas próprias firmadas pelos sindicatos empresariais das respectivas categorias econômicas.

 

Werther Bandeira.

Werther Bandeira com o novo Box Junino "Sonho de Catirina by Villa do Vinho Bistrô". Está funcionando com pedidos via Delivery ou pelo Drive Thru Junino, sem sair do carro, sempre às sextas e sábados do mês de junho somente das 18h às 23h. Com um menu completo de delícias típicas que podem ser adquiridas separadamente por unidade, ou com a opção do menu completo no Box Junino Sonho de Catirina. Há porções de pratos como Tilápia com Crosta de Côco Babaçu, Vatapá, Arroz (Cuxá e Batipuru), Tortas (Camarão e Caranguejo), Doces, Bolos, Cocadas, Paçoca, Mingau de Milho e Canjica. O nome é alusivo à personagem grávida Catirina, que nesse caso, pode desejar não somente a língua do boi como diz a lenda, mas um amplo menu junino bem farto. Saboreie a melhor da culinária típica maranhense para manter a tradição junina viva, mesmo em tempos de isolamento social. Outra novidade, para completar a experiencia junina, é a PlayList que foi criada somente com sucessos maranhenses, com cantores e grupos de Bumba Meu Boi. Para ouvir basta acessar a conta da Villa do Vinho Bistrô  no APP musical Spotify.

 

 

Fernando Baima

O jornalista Luis Fernando Baima faz um trabalho incrível no PROMEM com memórias de coisas maravilhosas sobre o Maranhão. Uma delas é com o inesquecível HAROLDO TAVARES, um dos maiores prefeitos que São Luís já teve em sua história. Todos podem ver através de depoimento gravado em 2013, para o documentário biográfico Haroldo: o que ousou sonhar, uma produção da Play Vídeo e Produções sobre a vida de Haroldo Olympio Lisboa Tavares, que exerceu o cargo de secretário de Viação e Obras Públicas do Maranhão, entre 1966 a 1970, e de prefeito de São Luís, de 1971 a 1975. Nos 38 minutos, recortados do original de 122 minutos, onde foram excluídas perguntas e discussões entrelaçadas, Haroldo fala de sua vida privada e das obras e decisões tomadas durante o período em que esteve à frente de grandes projetos e realizações urbanísticas, viárias e culturais, concebidos no estado e na cidade, e que marcaram a sua época e gestão. Primeiro e único depoimento concedido após a vida pública, Haroldo envereda ainda por inúmeras iniciativas pensadas e projetadas e por sonhos até então cultivados. Imperdível. O Portal MHLB irá reproduzir a íntegra nesta semana. Anote o endereço do PROMEM: https://promem.org.br/

 

A Festa Continua

com Cecília Leite

 

Caption

 

Fred Kennedy 

 

 

 

 

Bastante cumprimentado por seus correligionários o vereador de Morros (MA), Fred Kennedy que fez aniversário na sexta-feira (19). Saúde e realizações à frente da Câmara Municipal.

 

 

MÁSCARAS- Em Açailândia, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/MA), entidade do Sistema FIEMA, confeccionou 50 máscaras modelo Face Shield (escudo facial), que foram doadas para profissionais de saúde que atuam no hospital de campanha e no Lar de Idosos Frei Daniel, na quarta-feira (17). Utilizando técnicas de impressão 3D, a estrutura que é montada a uma placa de acrílico, segue padrão internacional para a fabricação.Estiveram presentes na entrega, o prefeito de Açailândia, Aluísio Sousa Silva, o secretário municipal de Saúde, Linderval de Moura, a gerente do SENAI Açailândia, Edilene Oliveira, e os instrutores do SENAI, Lourisvan Costa e Daniel Belfort, responsáveis por confeccionar as peças doadas.

Máscaras/Senai.

 

 

 

 

 

 

 

3 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba - PR
Atualizado às 03h32 - Fonte: Climatempo
13°
Muitas nuvens

Mín. 11° Máx. 16°

13° Sensação
4 km/h Vento
94% Umidade do ar
20% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (15/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 15°

Sol com muitas nuvens
Quinta (16/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 19°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias