Domingo, 07 de Junho de 2020
Dúvidas pelo seguinte e-mail
Galeria de fotos 1 foto

Convidado, Euges Lima (vice-IHGM): 'Como morreu Stálin'

16/05/2020 12h43
81
Por: Mhario Lincoln

Como morreu Stálin

Convidado especial: Euges Lima (Vice-presidente do Instituto Histórico e Geográdfico do Maranhão)

É provável que Stálin realmente tenha morrido de causas naturais ou não... Nos últimos anos de sua vida, era refém de seu próprio medo de ser assassinado, até mesmo seus "homens de confiança" não poderiam encontrá-lo sem antes passar por um rigoroso esquema de segurança, isso traria mais tarde, dificuldades na rapidez do seu socorro médico.

A versão oficial divulgada que diz que a morte do ditador foi no dia cinco de março e no Kremlin é falsa. Segundo declarações posteriores de Nikita Kruschev, ex-presidente da antiga URSS, sucessor de Stálin e uma das testemunhas oculares dos últimos minutos de vida do Czar Vermelho, concedida a George Kessel, ele e mais seis importantes membros do partido comunista, teriam sido convocados a se dirigirem a meia noite do dia primeiro de março de 1953 a casa de campo de Josef Stalin a 24 km de Moscou. Ao chegarem, por volta das duas horas da manhã, lá, foram informados pelo chefe da guarda pessoal que desde as dez horas da noite como era de costume, Stalin não tinha pedido seu chá. Depois de decidirem pelo arrombamento das portas revestidas de aço do quarto de Stálin, deparou-se com o corpo dele estático no chão. Às quatro horas da manhã, mandaram avisar os médicos, sendo que estes, só chegaram às nove horas, um atraso aí de cinco horas no atendimento médico, fora as horas anteriores computadas antes de resolverem entrar no quarto/fortaleza do ditador soviético, somando um total de nove a catorze horas de intervalo entre o momento que Stálin passou mal, ficando provavelmente inconsciente e o atendimento médico.

O polêmico atraso dos médicos pode também estar relacionado com a dificuldade de tráfego das estradas russas naquele rigoroso inverno de 1953 ou não, é possível também pelo que tudo indica que houve de certa forma, um “corpo mole” feito pelos seus auxiliares mais próximos que foram chamados, camaradas da elite do partido comunista que não demostraram pressa no atendimento e eficácia do socorro médico, ficando Stálin por várias horas a mercê, agonizando sem ser socorrido de forma urgente. 

É possível que Stálin tenha morrido entre às sete e doze horas do dia primeiro de março de 1953, vítima de um AVC, conforme diagnóstico médico. Fabien Nury e outros autores publicaram em 2010 um quadrinho intitulado “A Morte de Stalin: uma história soviética real”, publicado no Brasil em 2015, pela editora “Três Estrelas” e em 2017 foi adaptado para o cinema em tom de comédia dramática sob a direção de Armando Iannuccie.

 

4 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias